A iluminação aumenta a segurança e evita roubos e assaltos

Confira as dez dicas para um ambiente mais seguro

A nossa casa é o nosso refúgio, o local onde protegemos nossa família e nossos pertences. Já o comércio é o que garante o sustento de várias famílias.

A situação econômica e social no país vem apresentando piora. Cresce o número de desemprego, de desocupados, fazendo com que a violência aumente.

As invasões à residências e comércios vem aumentando não somente em cidades grandes, mas também em cidades pequenas como Garça.

As pessoas em um modo geral não estão preparadas para esse atual cenário onde a necessidade de segurança é maior.

Os equipamentos de segurança eletrônica como câmeras, concertinas, cerca elétrica e alarmes são muito importantes, porém não são acessíveis a maior parte da população.

Já a iluminação quando adaptada, são acessíveis, fáceis de instalar e podem reduzir crimes. Ela é nossa aliada quando falamos em segurança.

Você sabia que o invasor prefere invadir imóveis mal iluminados?

Ficou curioso? Acompanhe nossas dicas e saiba como deixar sua casa mais segura.

1. Ilumine a entrada principal

Mantenha sempre a entrada principal da residência iluminada. Isso evita com que o ladrão se sinta à vontade na porta de entrada ao tentar abri-la.

Invista na iluminação da entrada principal. Fonte: assimeugosto.com

2. Invista na iluminação externa

Uma casa sem ou com pouca iluminação externa é um convite para os criminosos, portanto é necessário investir em iluminação. Não é só estética. É segurança!

A iluminação externa pode ser feita através de luminárias em locais estratégicos.

Utilize iluminação direta através de refletores que irão deixar o espaço mais iluminado e de mais fácil visualização.

A iluminação indireta destaca plantas e objetos, valoriza o imóvel e aumenta a segurança.  Use e abuse de arandelas nas paredes, embutidos de solo e espeto de jardim nas plantas, balizadores no jardim.

Iluminação indireta através de arandelas e embutidos de solo. Fonte: assimeugosto.com

Aproveite para iluminar, proteger e valorizar sua casa.

 3. Elimine pontos onde ladrões possam se esconder

Sabe aquele cantinho sem iluminação, aquela planta alta encostada no muro? Esses locais podem servir como esconderijo. Utilize embutidos de solo, espetos de jardim ou refletores em LED e direcione para o local.

Embutido de solo valoriza e ilumina o ambiente. Fonte: @stella.iluminacao

4.Ilumine os fundos e laterais da residência

Abuse das arandelas, plafon de led ou refletores nos corredores e fundos. Qualquer espaço sem iluminação torna-se um convite para o ladrão.

Iluminação de circulação lateral. Projeto feito pela Loja Ilumina

5. Abuse do sensor de presença

Não quer manter a luz acesa a noite inteira? Utilize sensores de presença. Eles fazem com que a luz acenda quando alguém passa pelo ambiente. Com isso você não precisa se preocupar com a conta de energia.

Sensor de presença

6. Utilize timer quando viajar

Utilize timer na iluminação interna próximo às janelas. Isso faz com que a luz se acenda sempre no horário estipulado, dando a impressão de que há moradores na residência.

Timer digital

7. Cuidado com a iluminação externa

A iluminação externa ligada durante o dia dá a impressão de que você está viajando. Utilize timers ou sensores fotoelétricos. Assim as luzes se acenderão durante a noite e ao amanhecer, estarão apagadas.

8. Cuidado com as lâmpadas

Lembre-se de instalar ao menos uma luminária que fique fora de alcance, pois assim será mais difícil removê-la ou quebra-la.

Refletor de led é uma boa opção quando instalado fora do alcance. Fonte: casaclique.wordpress.com

9. Contrate um profissional

Um profissional capacitado é importante para analisar e elaborar o sistema de proteção. O eletricista é o profissional mais indicado para analisar, entender as necessidades, e se necessário, buscar auxílio de nossa equipe para indicar os melhores produtos.

10. Rotina jamais

Antes do assalto, os ladrões costumam estudar a rotina dos moradores. Eles observam os horários que a casa fica vazia, se moradores entram ou saem sozinhos, etc. Mude sua rotina para dificultar essa análise. Não compartilhe informações como o seu salário, quais bens você possui, dias em que estará de férias, viagens, etc. Não compartilhe fotos em redes sociais e evite fazer check in em locais visitados.

Saiba qual é o momento ideal para começar a pensar na iluminação. Clique aqui.

Gostou das dicas? Confira nossos produtos acessando o nosso site ou faça-nos uma visita em nossa loja física e veja o que temos a oferecer.

Ana Laura Rezende

Arquiteta especialista em projetos e iluminação, atualmente administrando a loja física e o e-commerce da Loja Ilumina. Com o tempo percebi que de nada adianta projetar uma linda casa, se a iluminação correta não estiver presente no local. A iluminação pode valorizar qualquer obra, mas também pode acabar com todo o seu glamour. "Uma boa iluminação levanta uma arquitetura medíocre, e uma iluminação ruim acaba com o melhor projeto" Oscar Niemeyer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *