Dicas para decorar sua casa nesse Natal
A magia do Natal está no ar e a vontade de decorar a casa para o fim de ano torna-se irresistível.
Aproveite nossas dicas para decorar o ambiente com charme e economia!
Aproveite o exterior da casa para iluminar os detalhes como árvores e arbustos.
A porta de entrada é o cartão de visitas da sua casa. Pendure uma guirlanda para tornar o espaço convidativo e atraente. Ela pode ser comprada ou feita à mão, utilizando galhos, ramos secos, pinhas e fitas.
As janelas servem como vitrine. Quem visualizar a decoração, verá o capricho que o morador tem com os ambientes. Utilize pisca pisca, fitas de seda, bolas penduradas com fitas, estrelas, etc.
A decoração de Natal pode ser feita em um único ambiente, como na sala que é o local onde as visitas mais se concentram, ou pode-se enfeitar a casa toda.
Acrescente detalhes nos banheiros como um arranjo de flores, bolas e laços em um cantinho ou um aromatizador de ambiente com enfeite feito com fitas.
E o que falar da grande protagonista, a árvore de Natal? Ela deve ser o centro das atenções e deve brilhar! Ilumine-a com pisca pisca e não se esqueça da estrela no topo, pois ela representa o espírito natalino.
Sabemos que é tradição pendurar botas ou meias de Natal na lareira, mas por quê?
Existe uma lenda que um nobre após perder sua mulher, ficou com 3 filhas para criar. Ele adoeceu e acabou perdendo tudo, precisando se mudar para uma cabana de um homem que os acolheu. Quando suas filhas cresceram, o homem ficou mais triste, pois não tinha dote ou qualquer bem para oferecer à família dos noivos. Uma noite as filhas lavaram as roupas e as penduraram na lareira para secar. Sabendo do desespero do pai, naquela noite, após todos dormirem, São Nicolau (Papai Noel) visitou a cabana e reparou que as meias estavam penduradas na lareira. Ele retirou moedas de ouro de seu bolso e as jogou pela chaminé, fazendo-as cair nas meias.
É uma ótima história e motivo para decorar a lareira, ou então uma cômoda ou aparador. Elas devem ser limpas (é óbvio), coloridas e remeter ao Natal. As crianças irão adorar quando encontrarem presentinhos dentro das meias.
A decoração da mesa de jantar deve ser criativa e especial, pois é nela que as pessoas passam a maior parte da noite.
A mesa merece atenção especial, pois é nela que se encontra a maior parte das pessoas. A decoração deve ser criativa e especial.
A toalha da mesa pode ser tradicional de Natal, com desenhos ou algo mais contemporâneo, como toalha vermelha ou um caminho de mesa dourado ou prateado. Pode-se também utilizar jogo americano no lugar da toalhas.
Uma dica importante é que tome cuidado com o excesso de informação. Não utilize estampas na toalha e caminho de mesa. Utilize em um ou no outro.
Finalize a decoração da mesa de jantar com um centro de mesa que pode ser um vaso de várias cores e materiais. Adicione folhas secas, canela em pau, castanha, pinhas, bolas, etc.
Não se esqueça dos guardanapos. Existem vários modelos com motivos de Natal, cores lisas que remetem à data ou tecidos. O importante é que combine com o restante da mesa.
Os talheres podem ser enfeitados com fitas de cetim coloridas.
As velas são excelentes opções para criar um clima familiar e aconchegante. Espalhe pela casa ou utilize no centro da mesa com candelabros, copos ou taças com água e flores. Elas irão flutuar e criar um cenário sofisticado.
As cadeiras também podem fazer parte da decoração. Utilize fitas de cetim com algum detalhe como flocos de neve, gorro de Papai Noel, etc.
Para finalizar, a luminária ou o lustre pode ser decorado com bolas, fitas de cetim, festão, ramos de pinheiro. Utilize a imaginação e faça seu Natal brilhar!