Iluminação externa valoriza plantas e a arquitetura
De nada adianta construir uma casa com revestimentos na fachada e plantas no jardim, se não tiver uma boa iluminação externa para destacar e valorizar esses elementos. É a iluminação externa que valoriza plantas e contribui com a arquitetura. Por isso, a iluminação externa é tão importante.
Já dizia Oscar Niemeyer: “Uma boa iluminação levanta uma arquitetura medíocre, e uma iluminação ruim acaba com o melhor projeto”.
Iluminação externa valoriza as plantas

Nesse projeto de paisagismo, a iluminação atuou de forma discreta, com a intenção de destacar as plantas e não as luminárias, que não precisam estar em evidência como no caso de postinhos de jardim e refletores que são muito utilizados no paisagismo.
Com a iluminação discreta, o jardim é valorizado e fica em evidência. O importante é aparecer a luz e não a luminária.
A iluminação do jardim atua como um complemento da iluminação da casa.

Cuidado com os degraus
Nos degraus, foram utilizados balizadores que iluminaram o piso da entrada e destacaram os mesmos de forma discreta. Além de iluminar, o balizador serve para direcionar o usuário, evitando acidentes como quedas ou tropeços.

As plantas mais altas como as Dracenas arbóreas e Palmeiras Fênix precisam de luminárias que consigam atingir uma altura maior de iluminação, como o caso dos embutidos de solo que foram utilizados no projeto.
Nos arbustos como o Capim-do-Texas, utilizaram espeto de jardim direcionáveis. Um diferencial do espeto de jardim é que após a instalação, a pessoa consegue direcionar o foco.
As luminárias de jardim são feitas com LED integrado ou para lâmpadas de LED que possuem baixo consumo de energia e durabilidade alta. O ideal é que as luminárias sejam blindadas e produzidas com material resistente ao sol e chuva.
Na hora de escolher o tipo de luminária, deve-se levar em consideração a altura que alcançará, ângulo de abertura da peça, custo benefício, etc. Por isso cada projeto é único.
Atente-se aos detalhes e valorize a arquitetura
Além da iluminação do jardim, devemos pensar também em destacar revestimentos e elementos de destaque como muros, paredes e hall de entrada. Pode-se utilizar embutidos de solo, espetos, arandelas ou luminárias no beiral. Tudo vai depender do projeto e efeito desejado.

Projeto arquitetônico: @arq_gustavomartins
Projeto paisagístico: @cate_poli_paisagismo
Todos os direitos reservados a seus autores.
OBS: A Loja Ilumina não foi responsável pelo projeto, execução e venda das luminárias. A matéria foi feita somente como forma de inspiração.
A Loja Ilumina conta com arquitetos especializados em iluminação que visitam a obra, elaboram o projeto, orçamento e acompanham a construção do início ao fim.
Além disso, toda assistência necessária é dada ao proprietário, eletricista, arquitetos e todos os outros profissionais envolvidos.
Faça-nos uma visita e confira o que podemos oferecer a você.
Dê uma espiadinha em nossos produtos. Visite a loja física ou acesse nosso site, clicando aqui.
Para saber quando começar a pensar na iluminação da sua obra, confira nossas dicas clicando aqui.
Ótimo matéria, aborda de maneira simples as técnicas de iluminação para facilitar o entendimento e ressalta o diferencial que é o jardim iluminado.
Matéria interessante, explica o por que usar cada elemento e os efeitos finais.
Ótimas idéias para iluminação externa, mãos á obra!
Conte conosco para mais informações sobre grama:
Grama Esmeralda
Grama Batatais
Grama Bermudas
Grama Coreana
Grama São Carlos
Grama Santo Agostinho
Como Plantar Grama
Manutenção de Gramados
Mapa do Site
Fotos de Grama